E-MAIL: patu24horas@live.com - (84) 98138-672
WhatsApp: (84) 98138-6727
GRUPO NO WHATSAPP: Clique aqui e entre.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Abastecimento de água é retomado após 18 dias em Jucurutu, RN



Retomada foi possível com a abertura do reservatório Curema Mãe D’Água. Baixa vazão do rio Piranhas-Açu paralisou abastecimento em 12 de agosto.
Repasse do governo da Paraíba compreenderão na contratação de 250 carros-pipa (Foto: Francisco França/Secom-PB)
Carros-pipa ajudam cidades com problemas de desabastecimento (Foto: Francisco França)

O sistema de abastecimento de água da cidade de Jucurutu, na região Central do Rio Grande do Norte, voltou a funcionar após 18 dias de suspensão. De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do estado (CAERN), os 18 mil habitantes do município e de localidades rurais da região já estão sendo atendidos. O fornecimento havia sido paralisado no dia 12 de agosto em função da baixa vazão no rio Piranhas-Açu.

O nível da água foi normalizado após a abertura das comportas do reservatório Curema Mãe D’Água, responsável pelo abastecimento de 147 municípios, sendo 45 do Rio Grande do Norte e 102 municípios da Paraíba. A solicitação foi feita pela CAERN e pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) à Agência Nacional de Águas (ANA), que ampliou a vazão de 3,39 metros cúbicos por segundo para 4,5 metros cúbicos por segundo.

Após a autorização, a abertura foi feita pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), órgão gestor dos reservatórios. Apesar da ação, realizada no início de agosto, a água começou a chegar para captação no sistema de Jucurutu na última sexta-feira (30) e o abastecimento foi normalizado três dias depois.

Ações combinadas

De acordo com a gerente de Controle de Empreendimentos, Geny Formiga, o monitoramento de todo o trecho do Piranhas-Açú compete à Agência Nacional de Águas, mas a Caern vem atuando como parceira no trabalho. “A legislação estabelece que em rios de domínio da União, a ANA é o órgão gestor das ações, não cabendo aos estados interferirem sem a devida delegação da autoridade pela agência”, esclareceu.


O trabalho da ANA e do DNOCS está sendo acompanhado também pelos órgãos gestores dos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, como a Semarh, o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn) e a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), que também têm municípios abastecidos pelo Sistema Curema Mãe D’Água.

FONTE: G1/ via PATU EM FOCO
←  Anterior Proxima  → Página inicial

AVISOS:

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos alguma matéria? Mande E-mail para: patu24horas@live.com ou envie uma mensagem em nossa página no Facebook.
O PATU 24 HORAS NÃO SE RESPONSABILIZA PELO CONTEÚDO DE SITES EXTERNOS. PROIBIDO A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO SEM CITAR A FONTE.