E-MAIL: patu24horas@live.com - (84) 98138-672
WhatsApp: (84) 98138-6727
GRUPO NO WHATSAPP: Clique aqui e entre.
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
Inicio »
» Secretários de Natal atuaram em esquema de corrupção, afirma MP
Secretários de Natal atuaram em esquema de corrupção, afirma MP
Bosco Afonso, da Semurb, e Jean Valério, da Secopa, foram citados.
Às vésperas de encerrar o mandato - e com um índice de rejeição superior a 92%, segundo pesquisa Ibope publicada em setembro -, a administração da prefeita de Natal, Micarla de Sousa, foi supreendida na manhã desta quinta-feira (18) com a notícia de que o procurador-geral de Justiça, Manoel Onofre de Souza Neto, havia confirmado ter pedido ao tribunal, na semana passada, o afastamento da chefe do Executivo Municipal. Onofre alega ter fortes indícios de participação da prefeita nos esquemas de corrupção no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que culminaram com a deflagração da Operação Assepsia em junho deste ano. Mais tarde, em coletiva à imprensa, o procurador-geral afirmou que mais dois secretários municipais estão envolvidos no mesmo esquema.
Jean Valério Gomes Damasceno, que atualmente é o titular da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da FIFA (Secopa), e João Bosco Afonso, que responde pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), foram citados pelo Ministério Público Estadual como participantes do arranjo corruptivo. A coletiva foi realizada no final da manhã.
Além deles, o marido de Micarla de Sousa, o radialista Miguel Weber, também teria atuação no suposto esquema. Manoel Onofre Neto, entretanto, não detalhou como cada um teria participado. "O processo corre sob segredo de Justiça", justificou.
Por telefone, Jean Valério disse ao G1 que está tranquilo. "Eu nem queria me pronunciar sem antes conhecer as informações, o conteúdo do documento do Ministério Público no qual meu nome é mencionado. Mas, ressalto que estou muito tranquilo", resumiu o secretário municipal da Secopa.
Jean Valério assumiu a pasta de Comunicação Social no início do mandato de Micarla de Sousa, em 2009. De lá, migrou para a Secopa numa das reformulações no quadro de secretários feitas pela prefeita ao longo da sua gestão.
Também por telefone, Bosco Afonso, da Semurb, relatou que nada teme. "Meus sigilos fiscal e bancário estão à disposição da Justiça. Não tenho nada a temer", destacou.
Questionado se tinha conhecimento sobre os motivos pelos quais o Ministério Público Estadual o mencionou como um dos participantes do esquema de corrupção, Bosco Afonso respondeu que é devido à proximidade que mantém com a família e com a própria Micarla de Sousa.
Bosco Afonso foi funcionário da empresa que pertence à prefeita e assumiu a titularidade da Urbana e, em seguida, da Semurb, logo que Micarla de Sousa chegou à chefia do Executivo Municipal, em 2009.
Sobre a participação nas fraudes, ele nega qualquer acusação. "Eu não participei da contratação de nenhuma das organizações sociais. Até porque não faziam parte da minha área de trabalho", asseverou.
Além da prefeita, o procurador-geral de Justiça pediu o afastamento de Jean Valério e Bosco Afonso dos cargos públicos que ocupam.
O Ministério Público Estadual ainda citou o marido de Micarla de Sousa, Miguel Weber, como um dos atuantes no esquema de corrupção em licitações na SMS. O G1 tentou localizar o radialista, mas não obteve êxito.
Durante coletiva de imprensa, Manoel Onofre de Souza Neto esclareceu que o afastamento dos secretários municipais das suas respectivas funções públicas é de suma importância para que as investigações não sejam prejudicadas. Em menos de um ano, pelo menos seis representantes da Prefeitura de Natal, entre ex e atuais secretários - além de procuradores municipais - foram denunciados à Justiça por supostas participações em esquemas de corrupção.
AVISOS:
Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos alguma matéria? Mande E-mail para: patu24horas@live.com ou envie uma mensagem em nossa página no Facebook.
O PATU 24 HORAS NÃO SE RESPONSABILIZA PELO CONTEÚDO DE SITES EXTERNOS. PROIBIDO A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO SEM CITAR A FONTE.