E-MAIL: patu24horas@live.com - (84) 98138-672
WhatsApp: (84) 98138-6727
GRUPO NO WHATSAPP: Clique aqui e entre.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ALGUMAS MENSAGENS DE PARABENIZAÇÃO PELOS 123 ANOS DE PATU/RN



Getúlio Barbosa

Patu comemora hoje 123 anos de Emancipação Política e administrativa do nosso Povo. Uma cidade que ao longo do tempo foi adquirindo suas características próprias. Terra de gente acolhedora, inteligente e batalhadora. Um município que conta hoje com potencial turístico gigantesco, mas que ainda precisa ser mais explorado. Uma cidade que tem bons gestores públicos (Como os atuais) e que esta trilhando nos rumos do progresso e desenvolvimento.

Que os fortes ventos de setembro levem tudo de ruim que possa atrasar o avanço da nossa cidade, e tragam mais trabalho, geração de renda e emprego para o nosso povo e principalmente mais esperança e paz nos nossos corações. Que a classe política deixe pra fazer “política” no período adequado, e passe a andar de mãos dadas para promover o desenvolvimento de projetos e ações que melhorem a vida de todos e promovam o bem comum da nossa gente.

Hoje nessa data festiva temos que reverenciar algumas figuras pioneiras desta nossa TERRA, a exemplo de Geraldo Saraiva de Moura ( pioneiro e fundador na sua fazenda ao pé da Serra no "Patu-de-Dentro"), Drº Adeson Dutra (Médico e Politico que AMOU como ninguém essa nossa TERRA, com seu jeito simples e sem vaidades), a Família Godeiro, aqui peço licença e reverencio D. Nadir e Prfª Vanda, a Família Solano( Mario e Drº Lair Solano), a Família Pereira ( Ex Prefeiro João Pereira e "in memoria o Ex Vereador Deca de João Pereira) a Família Tavares de Holanda( Ex Prefeito Jose Tavares de Holanda e Meu amigo Tião Tavares) a Família Suassuna ( Vereador Xanxan, seu Dino, uma figura que nunca saiu do meu imaginário, Geovane Suassuna, amigo de meu Pai), DRº Epitácio (Ex Prefeito), a Família Rocha ( EX Prefeito Lourival Rocha e "in memoria Miguel Câmara Rocha, agitador cultural) sem esquecer jamais a Família Moura (aqui reverencio Drº Ednardo, pois sua historia de Vida se confunde com a de Patu). E porque não reverenciarmos figuras como: Raimundo Cabidela, Aloisio Bocão, Raimundo de João Inácio, Zé de Zé Pequeno, Maria de Artur, Cambota de Maria de Artur, Bililita, Zé Doido, Branco de Bidé, Mutamba, Aristide Tabaqueiro, Escurinho da Carroça, o Ferreiro Zé Moreno, Luzia e o "vei" Doro ( Meus Avós Materno), Marica e João Barbeiro ( Meus Avós Paterno), Macaco de Doro (Pai de Josa Kung Fú)...

SALVE, SALVE PATU E TODA SUA GENTE ("QUANDO ESTOU COM VOCÊS, ESTOU NOS BRAÇOS DA PAZ").

Getúlio Barbosa, Cidadão Patuense!

----------------------------
Aguinaldo Gomes

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE PATU

“Ao pé e sombra da serra altaneira em sol brilhante, Patu ressurgiu terra querida, por nós tão amada, com céu estrelas aurora e luar, com o teu vento soprando a história, de esplendor tradição secular”. “Maria Célia Suassuna (educadora e poetisa)”. 

Uma vez mais as inflexíveis mãos do tempo viraram doze páginas no calendário da história, trazendo-nos de volta mais um aniversário da liberdade política da nossa, querida e brava terra. Contentes nos flagraram relembrando os fatos mais auspiciosos que entraram para a história e que hoje somos convidados a reviver cada momento.

Patu é uma cidade atípica e singular, privilegiada pela localização geográfica, encravada ao pé de uma das serras mais alta do estado e onde se fixa a basílica de nossa senhora dos impossíveis, uma das sete maravilhas do Rio Grande do Norte, um fenômeno e referência espiritual para o Nordeste e o Brasil. Aqui os ventos são mais fortes nos meses de agosto e setembro, nos fazendo lembrar que somos diferentes e atrativos. É bom lembrar-se de alguns vultos, verdadeiros heróis, notabilizados pelo processo de emancipação, como o seu desdobramento ao longo destes cento e vinte três anos. 

Muitos profissionais movidos por uma vocação de servir emprestaram os seus nomes e profissões para atuar como prefeito desta cidade que foram militares, dentistas, agropecuaristas, agricultores, educadores, médicos, contadores, dentre outros que a história imortalizaram. É oportuno lembrar das inúmeras famílias patuense que com um gesto destemidos muito colaboraram e por isto merecem o reconhecimento e a moção da história como: Os Azevedo, Os Moura, Os Godeiros, Os Maia, Os Rochas, Os Dutra, Os Suassuna, Os Tavares, Os Ferreira, Os Dantas, Os Solano, Os Lira, e muitas outras que deram a sua parcela de contribuição. 

A liberdade vislumbrada e desejada pelos construtores desta história, mesmo que tardia, deu frutos, desenvolvimento e liberdade. “E, isso no plano nacional é muito mais: liberdade e igualdade, dois dos pilares da nossa organização sócio-política, são hoje os fatores-chave que nos colocam entre as mais sólidas democracias do hemisfério ocidental”, Assim, com o coração embevecidos é que saudamos aos presentes e todos os patuense presentes e ausentes pelos seus cento e vinte três anos de sua história e liberdade.

Aguinaldo Gomes, Cidadão Patuense!


FONTE DOS TEXTOS: BLOG DO CAMPELO
←  Anterior Proxima  → Página inicial

AVISOS:

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos alguma matéria? Mande E-mail para: patu24horas@live.com ou envie uma mensagem em nossa página no Facebook.
O PATU 24 HORAS NÃO SE RESPONSABILIZA PELO CONTEÚDO DE SITES EXTERNOS. PROIBIDO A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO SEM CITAR A FONTE.