E-MAIL: patu24horas@live.com - (84) 98138-672
WhatsApp: (84) 98138-6727
GRUPO NO WHATSAPP: Clique aqui e entre.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

ESTRESSE NA INFÂNCIA PODE AGRAVAR DEPRESSÃO NA VIDA ADULTA



Traumas por vivência de agressões geram marcas no cérebro e aumentam a possibilidade de adulto desenvolver depressão.

Criança e adolescentes que sofrem traumas físicos e emocionais correm mais risco de desenvolver quadros graves de depressão quando se tornam adultos. Foi o que constatou uma pesquisa realizada na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). É o efeito do que os especialista chamam de estresse precoce, termo que engloba traumas de abusos físicos, sexuais e emocionais ou até mesmo negligência emocional durante a infância e a adolescência.

O estudo, coordenado pelo psiquiatra e professor da faculdade Mario Juruena, identificou registros permanentes no cérebro dos indivíduos que passaram por estresse precoce, uma forma de identificar no cérebro a causa e efeito deste tipo de depressão.

De acordo com Juruena, de cada quatro adultos analisados com depressão, três apresentavam histórico de estresse precoce. "Isso é importante, pois a psiquiatria clínica não costuma analisar estes tipos de situações", explicou. 

Juruena afirma que pessoas com predisposição genética ou biológica à depressão podem ter o quadro agravado por causa do estresse precoce. O resultado seria a combinação genética com as situações que o indivíduo viveu. Isso significa que se um indivíduo tem o gene da depressão e vive durante a infância em um ambiente pouco afetivo ou com vivência de traumas, o gene pode ser ativado e o indivíduo vir a desenvolver a depressão na vida adulta. 

De uma maneira simplificada, a relação poderia ser explicada a partir de dois exemplo: se a vulnerabilidade biológica de uma pessoa é 10, mas a criança vive num ambiente bom e afetivo, ela terá predisposição de 10. Já se a vulnerabilidade biológica é 5, mas o estresse precoce também é 5, a predisposição chega a 25. Claro que o quadro não se reduz ou se explica simplesmente por uma conta de multiplicação, mas é um bom exemplo para mostrar como prognóstico pode ser agravado e a possibilidade de depressão aumentada.

←  Anterior Proxima  → Página inicial

AVISOS:

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos alguma matéria? Mande E-mail para: patu24horas@live.com ou envie uma mensagem em nossa página no Facebook.
O PATU 24 HORAS NÃO SE RESPONSABILIZA PELO CONTEÚDO DE SITES EXTERNOS. PROIBIDO A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO SEM CITAR A FONTE.