E-MAIL: patu24horas@live.com - (84) 98138-672
WhatsApp: (84) 98138-6727
GRUPO NO WHATSAPP: Clique aqui e entre.

domingo, 31 de maio de 2015

'PODE ESTAR SOTERRADO', DIZ DIRETOR SOBRE PRESO DESAPARECIDO NO RN



Anderson Carlos Inácio do Nascimento é condenado por roubo. Detentos dizem que ele ficou soterrado durante tentativa de fuga.

Buscas por preso desaparecido foram retomadas neste domingo (31) (Foto: Coape/Divulgação)

Agentes penitenciários fazem buscas neste domingo (31) por um detento que, de acordo com outros presos, teria ficado soterrado após o desabamento de um túnel em uma tentativa de fuga no presídio de Alcaçuz, o maior do Rio Grande do Norte. A saída do túnel foi descoberta na manhã deste sábado (30). A saída do buraco foi achada próximo ao Pavilhão 4 da unidade prisional. A informação sobre o túnel foi confirmada pelo diretor de Alcaçuz, Eider Brito.

O preso que está sendo procurado é Anderson Carlos Inácio do Nascimento, que é condenado por assalto e porte ilegal de arma de fogo. Ainda neste sábado, Eider Brito disse que há duas possibilidades para o desaparecimento do preso. "Fizemos uma contagem geral no Pavilhão 4 e notamos a ausência dele. Ou ele conseguiu fugir ou ficou soterrado com o desabamento do túnel. E essa segunda possibilidade, de acordo os próprios presos, é a provável", disse Eider neste sábado. O G1 tentou entrar em contato com o secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), Edilson França, e com a assessoria de comunicação da Secretaria, mas até a publicação desta matéria não havia conseguido.

O túnel encontrado próximo ao Pavilhão 4 neste sábado foi o segundo em 48 horas. Na quinta (28), agentes penitenciários encontraram, durante uma revista de rotina, um túnel com aproximadamente 10 metros de extensão dentro do Pavilhão.

O buraco encontrado neste sábado tem cerca de cinquenta centímetros de diâmetro. Homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar já estão no local auxiliando os agentes. O Corpo de Bombeiros faz as escavações para tentar localizar esse preso que estaria soterrado.

Interdição parcial

Na quarta-feira (27), o juiz Ricardo Arbex, da comarca de Nísia Floresta, determinou que as direções da Penitenciária Estadual de Alcaçuz e do Presídio Rogério Coutinho Madruga, que fica anexo à Alcaçuz, não recebam novos presos até que seja retomada a capacidade legal de cada unidade.

A Penitenciária de Alcaçuz, maior do estado, tem capacidade para 620 presos e está atualmente com 1 mil apenados. Já o Presídio Rogério Coutinho Madruga, tem 402 vagas e 490 apenados. Na decisão, o juiz estabeleceu uma multa de R$ 1 mil "ao diretor do estabelecimento prisional e ao coordenador do sistema prisional por cada apenado que ingresse sem a devida autorização judicial".

Este ano, duas fugas já foram registradas em Alcaçuz. Na mais recente, no dia 22 de abril, 35 presos escaparam por um túnel encontrado a menos de 10 metros de uma das guaritas. Antes, no dia 6, outros 32 detentos já haviam fugido por um túnel escavado a partir do Pavilhão 2.

FONTE: G1RN
←  Anterior Proxima  → Página inicial

AVISOS:

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos alguma matéria? Mande E-mail para: patu24horas@live.com ou envie uma mensagem em nossa página no Facebook.
O PATU 24 HORAS NÃO SE RESPONSABILIZA PELO CONTEÚDO DE SITES EXTERNOS. PROIBIDO A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO SEM CITAR A FONTE.