E-MAIL: patu24horas@live.com - (84) 98138-672
WhatsApp: (84) 98138-6727
GRUPO NO WHATSAPP: Clique aqui e entre.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

DIREÇÃO DE ALCAÇUZ CONFIRMA FUGA DE TRÊS PRESOS



Túnel, com saída aberta na área externa, foi encontrado nesta terça (19). Esta é a quinta fuga de 2016; ao todo, 71 detentos escaparam.

Saída do túnel, já do lado de fora da penitenciária, foi descoberta na manhã desta terça-feira (Foto: Divulgação/PM)

A direção da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, confirmou que três detentos conseguiram escapar pelo túnel descoberto na manhã desta terça-feira (19). Com isso, são cinco as fugas já registradas este ano no sistema carcerário potiguar. Ao todo, 71 detentos conseguiram escapar em 2016.

Cleibson Câmara, vice-diretor de Alcaçuz, informou ao G1 que os fugitivos são: Josival da Silva Alexandre, Maibson Alison da Silva e Rogério Nascimento da Silva.

A abertura, já do lado de fora, foi a principal evidência de que presos haviam conseguido escapar. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, município da Grande Natal.

Fugiram Josival da Silva Alexandre, Maibson Alison da Silva e Rogério Nascimento da Silva. (Foto: Divulgação/Alcaçuz)
(Clique na imagem para ampliar)
Fugiram Josival da Silva Alexandre, Maibson Alison da Silva e Rogério Nascimento da Silva.

O túnel, de acordo com a direção da unidade, foi escavado a partir do pavilhão 4. Pelas imagens, é possível ver que os presos chegaram a fazer duas saídas ainda na área interna da penitenciária. Uma delas, no pé do muro. A última passagem aberta pelos detentos já é do lado de fora, por onde teria ocorrido a fuga.

No último dia 11, no próprio pavilhão 4, também foi descoberto um túnel. Na ocasião, segundo a direção da penitenciária, também foram encontradas algumas facas artesanais. Dentro da escavação havia uma corda feita com lençóis amarrados, um balde que era utilizado para a retirada da terra e uma gambiarra de fios elétricos que garantia a iluminação dentro do buraco.

Já no dia 14, policiais militares da Força Nacional encontraram um revólver, 20 munições e um tablete de maconha no pé do muro, entre duas guaritas, também na área externa de Alcaçuz.

Fugas

Presos usaram túnel para escapar; sete já foram recapturados  (Foto: G1/RN)
Presos usaram túnel para escapar da Cadeia Pública de Natal, no dia 12 deste mês; 10 foram recapturados e um morreu.

Logo no primeiro dia no ano, dezesseis presos fugiram do pavilhão 5 da Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró, na região Oeste do estado. De acordo com o diretor do presídio, coronel Eliause Moreira, os detentos serraram as grades das celas e escavaram um túnel, por onde conseguiram escapar. Do lado de fora, havia vigilância em apenas uma das guaritas.

No dia 12 deste mês aconteceu a maior fuga da história do sistema prisional potiguar, quando 46 presos escavaram um túnel e escaparam da Cadeia Pública de Natal, também conhecida como Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes. Destes, até o momento, dez foram recapturados e um foi morto.

No dia 14, quatro presos fugiram do Centro de Detenção Provisória de Macau, na região da Costa Branca potiguar. A fuga aconteceu durante a madrugada. Segundo a agente penitenciária Maria das Graças Viana Rocha, diretora da unidade, os detentos usaram um túnel para escapar. O buraco foi aberto aproveitando o fosso do vaso sanitário de uma das celas, saindo do lado de fora do CDP.

Já na noite deste domingo, dia 17, um policial militar e um agente penitenciário foram baleados durante a fuga de dois presos do Centro de Detenção Provisória do Potengi, na Zona Norte de Natal. Os detentos estavam armados dentro da cela e fugiram levando o revólver do agente. O sistema de câmeras de segurança do CDP registrou o momento em que presos atiraram contra o agente.

Segundo Gilmar de Carvalho, diretor da unidade, um dos presos fingiu estar passando mal, atraindo os agentes de plantão até a cela. Quando foram verificar a situação do detento, os agentes foram surpreendidos.

FONTE: G1RN
←  Anterior Proxima  → Página inicial

AVISOS:

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos alguma matéria? Mande E-mail para: patu24horas@live.com ou envie uma mensagem em nossa página no Facebook.
O PATU 24 HORAS NÃO SE RESPONSABILIZA PELO CONTEÚDO DE SITES EXTERNOS. PROIBIDO A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO SEM CITAR A FONTE.