E-MAIL: patu24horas@live.com - (84) 98138-672
WhatsApp: (84) 98138-6727
GRUPO NO WHATSAPP: Clique aqui e entre.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

TUA SAÚDE: COMER CARNE DE PORCO FAZ MAL?




Comer carne de porco não faz mal desde que ela seja bem cozida, pois o cozimento adequado evita a transmissão da cisticercose, doença que pode atingir o sistema nervoso e causar convulsões e problemas mentais.

Além disso, esta carne é rica em gorduras boas (insaturadas), que fazem bem ao coração, e contém menos colesterol que a carne de vaca, sendo uma boa opção numa dieta equilibrada. No entanto, é preciso ter atenção em relação ao corte da carne, pois pedaços como bacon e costelinha são ricos em gorduras, e apesar de segura com relação à transmissão de doenças, não são aconselhadas numa dieta de emagrecimento ou manutenção do peso.

Como escolher a carne de porco

É importante escolher carnes de porco de origem conhecida, de preferência industrializadas, em que os animais tenham a saúde controlada para evitar a transmissão de doenças.

Além disso, deve-se preferir cortes com menos gordura, como a bisteca e o lombo, e evitar as partes muito gordurosas do porco, como bacon, toucinho, pernil e costelinha.

Como consumir carne de porco

Como preparar a carne

Para preparar a carne de porco de forma saudável, deve-se preferir os cortes magros e retirar toda a gordura visível antes da preparação, pois o cozimento faz com que a gordura penetre na carne, aumentando suas calorias.

Também é importante preferir preparações cozidas ou assadas, evitando as frituras e o uso de molhos gordurosos, como molho branco e barbecue. Além disso, não é necessário lavar a carne antes do preparo, pois a água não elimina a contaminação por doenças, fazendo apenas que nutrientes do alimento sejam perdidos.

Quando a carne de porco faz mal?

A carne de porco faz mal quando consumida em excesso, principalmente as partes gordurosas do animal. Assim, como toda carne vermelha, o ideal é que esta carne seja consumida apenas cerca de 2 a 3 vezes por semana, pois ela aumenta o risco de problemas no coração. Veja 5 razões para comer menos carne vermelha.

Carne de porco e gravidez

Mulheres grávidas podem consumir carne de porco normalmente, devendo apenas ter cuidado redobrado com a origem da carne, para evitar o consumo de animais contaminados com a cisticercose.

Outro cuidado importante é consumir carnes sempre bem cozidas ou bem assadas, pois o cozimento adequado elimina a cisticercose, além de lavar com bastante cuidado os vegetais que forem ser consumidos crus, pois eles também podem estar contaminados. Veja como prevenir a cisticercose.

Para mais dicas como esta e artigos sobre saúde acesse: www.tuasaude.com
←  Anterior Proxima  → Página inicial

AVISOS:

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos alguma matéria? Mande E-mail para: patu24horas@live.com ou envie uma mensagem em nossa página no Facebook.
O PATU 24 HORAS NÃO SE RESPONSABILIZA PELO CONTEÚDO DE SITES EXTERNOS. PROIBIDO A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO SEM CITAR A FONTE.